Sobre Kiko Zara

(  Luis Rodrigo de Carvalho Zara  )
Foto Kiko Zara Baterista RPM.jpg

Nome completo :

Luis Rodrigo de Carvalho Zara
Também conhecido como : Kiko Zara
Nascimento :

6 de Maio de 1977
Local de Nascimento :

Três Lagoas , Mato Grosso do Sul, Brasil
Gênero(s) :

Rock, Rock Progressivo, Hard Rock, Heavy Metal, Jazz, Swing, Big Band, Country, Samba, Pop, Funk, Blues,
Sertanejo, Axé, Forró, etc.
Instrumento(s) :

Bateria e Backing vocal.
Período em atividade :

1989 até hoje.
Afiliações Atuais :

RPM - Geisa Mell - School of Rock - The Joker 

Luis Rodrigo de Carvalho Zara (Kiko Zara) (6 de Maio de 1977 - Três Lagoas-MS), um músico brasileiro que ficou conhecido como baterista profissional em diversas bandas, de diversos estilos musicais sendo hoje atual baterista do RPM. Zara recebeu inúmeros prêmios por suas performances musicais e ficou conhecido por sua agilidade, proficiência e energia.

Zara cresceu em Jundiaí-SP/Brasil trabalhando em serviços ocasionais. Com 5 anos, Zara recebeu um curso de inicialização musical de seus pais no Conservatório Pio X em Jundiaí, lá fazia aulas de prática de conjunto e sempre preferindo os tambores e  baquetas do que outros instrumentos.
Até os 11 anos sempre continuou batucando em tudo, escutando muita música sempre, e aos 12 anos, iniciou sua carreira profissional tocando em bandas com cachês e cantando também.
Aos 14 anos ganhou sua primeira bateria de seus pais, e a partir disso, os estudos e práticas ficaram mais intensos e rigorosos.

Durante a adolescência, ele vagueou de banda regional em banda regional e eventualmente acabou largando a profissão de técnico em eletrônica para dedicar-se em tempo integral à sua carreira de baterista. Após várias temporadas com diversas bandas em Jundiaí, em Junho de 2018, Zara foi convidado a substituir o baterista Paulo Pagni (PA) em shows no RPM enquanto ele cuidava de sua saúde, onde após 1 ano, em Junho de 2019, infelizmente chegou a notícia do falecimento do Paulo (PA) e Zara passou a ser o único baterista a trabalhar com a banda RPM até o momento.

No começo da carreira, o estilo de tocar de Zara foi desenvolvido principalmente no Rock, Punk Rock, Hard, Rock Heavy Metal e Trash Metal. Ele tirou a maioria da sua inspiração de bateristas como Steven Adler, Neil Peart, Marky Ramone, Lars Ulrich, Nicko McBrain, Matt Sorum, Dave Grohl, Igor Cavalera, entre outros que estavam no destaque do ramo musical mundial. Entretanto conforme o tempo foi passando, ele começou a absorver a influência de músicos de jazz fusion como Dave Weckl, Dennis Chambers, Steve Gadd,  de big bands como Gene Krupa, Buddy Rich, e de música brasileira como Carlos Balla, Nenê, Vera Figueiredo, Kiko Freitas, Albino Infantozzih, Maguinho, Cuca Teixeira, Cláudio Infante, entre outros.


De 1993 até 1995, estudou com 2 professores de bateria em Jundiaí, e em 1999 estudou pela primeira vez com o músico baterista Virgil Donati. Foi durante esse tempo que ele decidiu renovar seu estilo de tocar, incorporando componentes do fusion. 

Além de músico, Zara também é professor de bateria, desde 1993 leciona aulas particulares e  passou por diversos conservatórios e escolas onde lecionou, e hoje ainda leciona bateria em aulas presenciais e online no seu home estúdio e na School Of Rock Jundiaí (Franquia americana de escolas pelo mundo).

Zara mora em Jundiaí com sua esposa Geisa Mell e seu filho Luis Marcelo. Ele também viaja para São Paulo para propósitos de ensaios, saída para shows, e gravações com RPM.

Em termos musicais, Zara recebeu vários prêmios por suas performances e é extensivamente considerado por sua resistência, força, habilidade e virtude. Em termos de influência, ele é um dos bateristas mais importantes, e classificado como um dos maiores bateristas de Jundiaí e região, além de alguns prêmios de nível nacional.
 

 

"Em primeiro lugar  ame o que faz, e todo resultado será consequência! "

 Kiko Zara

RENOVAÇÃO NO ESTILO DE TOCAR :

Kiko teve somente 4 ensaios para o primeiro show com o RPM e aceitou o desafio passando o show inteiro já no primeiro ensaio com alguns arranjos diferentes dos originais de estúdio, E ao mesmo tempo, sempre estudando bateria paralelamente ao RPM, pesquisando, escrevendo seus métodos, assistindo workshop,  master class e se atualizando. Diversos shows do RPM foram filmados e lançados por músicas em redes sociais, alguns na Íntegra, inclusive em canais e programas de televisão.

MUSICALIDADE  E PRÊMIOS :

Kiko começou a estudar bateria influenciado por Jeff Porcaro e Leon "Ndugu" Chancler (álbum Thriller de Michael Jackson), e Picolé (álbum da Turma do Balão Mágico), começou a tocar com RPM em 2018.

 

Tocou com um kit Prime Europe Laranja que usa as vezes ainda, Com  o RPM dividiu palcos e festivais com várias outras bandas famosas, entre elas: Camisa de Vênus, Uns e Outros, The Soul Power, Molejo, Ploc, Ira, Tianastácia, Cachorro Grande, Plebe Rude, Raça Negra, Marcos e Belutti, Matheus & Kauan, Luan Santana, Alexandre Pires, Maiara & Maraisa, Sambô, etc...


Sua performance combina velocidade, técnica, e criatividade, influenciando bateristas e obtendo elogios de grandes nomes da bateria. Kiko tem o costume de fazer solos ou improvisos curtos em seus shows. Em 1999, 2005 e 2011 estudou com Virgil Donati, repensando sempre sua maneira de tocar, e o resultado pode ser conferido nas gravações e shows a partir disso.

 

Em 1998,1999,2000 e 2007 acumulou classificações e variados prêmios de bateria em concursos como: Odery, Batuka Festival, Cascavel Jazz Festival, Vale Jazz Festival, Conservatório Souza Lima, Festvalda, Festival Country Móoca SP, etc.
 

Kiko_Zara.jpg